quarta-feira, 5 de agosto de 2009

It's all about trusting...

As crises que temos quando passamos por momentos turbulentos nos ensinam mais e mais sobre como Deus é Soberano e Maravilhoso, e como nós somos estúpidos, para não dizer idiotas, por opção.
hauhauhauhau

É serio. Soa engraçado, mas é serio.



Quantas vezes, depois que a crise passa, percebemos que se tivessemos dado atenção ao que Deus nos disse antes da turbulência não teriamos entrado em crise?

Não sei você, mas de todas as vezes que entrei em crise, por qualquer motivo que fosse, 100% dos casos teriam sido evitados se eu tão somente tivesse escutado o que Deus me disse antes.



(O que? Isso nunca aconteceu com você? Se sim, você sakou o que quero dizer com "idiota por opção", se não leia o texto mesmo assim, você vai achar engraçado)





Como cristãos verdadeiros, estamos sempre buscando viver os sonhos de Deus para as nossas vidas, sabemos que Ele tem o melhor para a gente, buscamos sempre atentar para tudo que Ele fala... e conforme vamos crescendo em intimidade com Ele, ouvimos Dele resposta para tudo, desenvolvemos uma verdadeira amizade com o Espírito Santo e contamos com Ele para quase tudo que precisamos fazer em nossas vidas.

Ele sempre nos alerta quando há um problema a frente, nos dá solução e nos ajuda a fazer tudo que precisarmos.



O problema de tudo isso está justamente naquele "quase". Quando contamos com o Espirito Santo para QUASE tudo em nossas vidas, significa que existe uma parte de dela que resolvemos fazer do nosso jeito, e sempre, SEMPRE SEMPRE SEMPRE é o "fazer do nosso jeito" que acaba desencadeando as nossas crises.



Não estou falando (só) de ouvirmos o Espírito Santo dizer para fazer uma determinada coisa e nós decidirmos fazer outra, mas, de forma mais abrangente, de quando Ele pede que confiemos Nele não importa o que aconteça e não confiamos.



Estava tentando aprender isso de Deus esses dias...

Acontece que nas últimas crises pelas quais eu passei, ao final, me sentindo uma tolinha, sempre que eu perguntava para Deus "por quê?" daquela crise a resposta Dele era a mesma "Porque você não confia em mim". Isso me fazia desabar em lágrimas, passar um tempo em arrependimento por isso e por fim, um tempo de adoração muitas vezes composto por experiências inomináveis. (ai ai... isso da assunto para outro post...)



Na última vez, após a resposta final "Porque você não confia em mim"eu arrisquei dizer "Mas Pai, eu confio..."



A resposta doce, mas não pouco cortante foi "Sweetheart, você nem ao menos sabe o que é confiar em mim"... Depois dessa eu fiquei chocada demais pra chorar.
E fiquei um super tempo tentando entender aquela resposta de Deus, afinal, se Ele disse é verdade.

Orei, pedi perdão e pedi que Ele me ensinasse a confiar Nele então, porque o que mais quero na minha vida é ser quem Ele quer que eu seja, em todos os aspectos, e sem confiar it's impossible.

Hoje, estava pensando em diversas coisas que tem me preocupado, coisas naturais mesmo, ações no ministério, área emocional, família... e chegou um momento que eu comecei a surtar! Nesse momento o Espírito Santo começou a me ensinar como confiar.

Aprendi que tudo em nossas vidas precisa estar baseado na confiança em Deus. Tudo bem, eu sempre soube disso teoricamente,mas a verdade é que quando nos preocupamos excessivamente com como devemos agir frente a qualquer situação, não estamos confiando de verdade.

Deus não se esquece, não tem falhas de planejamento, não é limitado, não é preguiçoso, nem nada do gênero. Sabemos disso, mas muitas vezes nos comportamos como se acreditassemos que Ele se esquece, que Ele falha no planejamento Dele, que é limitado...etc.

Se temos dificuldade de crer no que Deus nos fala, não estamos confiando!

Se Deus diz: "Te darei as nações por herança", Ele não está brincando. Se você O estiver buscando intensamente, de um jeito ou de outro isso vai acontecer.
Se Deus te diz que você vai fazer muitos milagres, você vai fazer, não importa quanto tempo demore.
Se Deus diz que você é uma benção, você é!

Parece tudo fácil e lindo na teoria, e todos nós sabemos de todas essas coisas, mas na prática, não vivemos essa confiança.
Se Deus diz: "você vai ser modelo da minha santidade" nos perguntamos "como isso? como eu vou fazer isso? como vou chegar la?Como...? Como...? Como...?" e ficamos tão focados em como alcançar a promessa que nem ouvimos o Espirito Santo direcionando para que direção devemos andar, e assim, do fruto de nossas rpofundas reflexões, pesamos qual decisão parece a mais sensata a ser tomada. Fazemos, dá tudo errado, entramos em crise. E a primeira coisa que dizemos é "Oh Deus!!! Eu nunca vou conseguir cumprir Seu chamado para minha vida assim..."

E realmente, fazendo do nosso jeito não vamos mesmo.
Confiar é simplesmente confiar. Confiar em Deus é saber que se Deus disse eu posso não ter a mínima idéia de como vai acontecer, mas vai.
Confiar em Deus é abrir mão de saber como vai ser o seu caminho, porque com ou sem turbulências quem está no comando é Ele. (Não que de alguma outra forma nós saberiamos o caminho, mas nossos planejamentos para "prevenção" de acidentes são exatamente feitos para nos dar a sensação de segurança de saber por onde estamos andando).


Confiar em Deus é como ser levado para um passeio com Ele. Você pode até ter uma idéia de onde você vai chegar, mas o caminho é cheio de surpresas que vão fazer de você quem você precisa ser quando chegar lá. Mas essas lições encontradas nas surpresas podem ser perdidas se não andarmos junto com nosso professor que é o Espirito Santo.


Confiar é não se importar com o "por que" de Deus pedir isso ou aquilo; mas obedecer prontamente, lembrando que Ele ta no comando de nossas vidas.
E Ele não comete erros, ele não precisa das nossas sugestões de como fazer as coisas dar certo. Ele ja fez dar certo. Porque Ele conhece todos os nossos dias desde o princípio.

Não confiar é como querer fazer trilha em um lugar que você nunca esteve, sem um mapa, sem instrumentos de localização, sem mantimento e sem um guia.

Deus conhece o final desde o princípio de todas as coisas, nossa preocupação sobre o que pode ou não acontecer é totalmente vã. Se me permitem, eu diria que essa preocupação é cretina. Tem que ser chutada de nossas vidas para sempre.

Ele conhece os caminhos, então nada melhor que permitir que Ele nos guie. For real!

Não tem absolutamente nada de novo nesse texto, não é nenhuma nova revelação ou coisa do gênero.

É só um lembrete para colocarmos em prática o que temos aprendido. Passamos anos em escolas bíblicas, seminários e congressos aprendendo sobre coisas incríveis e guardamos tudo na nossa caixa de idéias mental e esquecemos que tudo o que aprendemos deve ser posto em prática. Ou então, passamos um tempo praticando aquelas palavras e vamos nos esquecendo de usá-las com o passar do tempo.

O desafio que te faço hoje é o mesmo que fiz para mim mesma essa tarde.
Verdadeiramente viver a confiança em Deus e tudo o mais que Ele ordenar, e cuidar para que nada disso se perca como tempo.

Para sermos como Jesus, que é a chave e a razão para tudo, precisamos desse passo a passo.

Pegue todas as anotações que você fez de palavras proféticas sobre sua vida e todas as pregações, atente para cada uma delas e viva o que Deus já fez real espiritualmente.

Seja quem Deus diz que você é.


4 comentários:

Unknown disse...

Muito massa o texto!!!
Se a gnt colocar isso em prática.. a vida fica mais emocionante e mais fácil \o/

te amo, linda!
Deus te abençoe mais e mais!!

Bjão ^^

Tays disse...

Você escreveu tudo...
Nos pegamos sendo "idiota por opção", sendo que Deus diz todas as vezes Confia em mim...

Uma benção seu texto

Bjs

P.S.: E tem um Selinho pra você no meu blog! ^^

juliano disse...

Que ótimo texto, Jess! Vc escreve muito bem! Acredito que as vezes rolam umas crises que são realmente necessárias para nosso crescimento, e que, não necessariamente, são por nossa culpa. Quanto à confiança, curti tudo o que disse! Como somos cabeçudos! O texto me fez refletir: será que realmente tenho confiado em Deus? Não é uma tarefa muito fácil, né? As vezes tenho vontade de tomar as rédeas da situação ao invés de simplesmente descançar...
Bjo!

Anônimo disse...

o Je, vai fazer um ano desde seu último post! Atualiza aí!