sexta-feira, 3 de julho de 2009

Desenvolvendo o dom para liderança

Ainda refletindo sobre ontem, hoje aconteceu uma situação que me fez lembrar de outros aspectos da nossa conversa... sobre o preparo das pessoas para ocupar posições de liderança.

E nesse ponto encontramos novamente a importância de se ter uma opinião estabelecida sobre diversos assuntos e mais que isso, uma opinião que seja estabelecida a partir do que é biblico; usando a Palavra como guia de princípios, simplesmente como deve ser.

Um dos meus versículos favoritos pra essa situação é o texto de Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos , tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

A nossa opinião sobre cada situação deve passar por cada um desses filtros e conforme nos aproximamos de Deus e temos comunhão com Ele, pensar como Ele acaba ficando mais fácil, e conforme abrimos mão de nossa forma de ver as coisas para aprender a forma Dele nos somos transformados...pronto.. sem perceber você acabou de aprender o principal aspecto para ser um líder efetivo: o arrependimento.

Arrependimento é simplesmente identificar o erro e abandoná-lo, mudando de direção.

Na conversa de ontem algumas coisas que meu pai disse nesse sentido me chamou muita atenção: "A maturidade para as pessoas vai surgindo conforme ela consegue assumir responsabilidades, porque as responsabilidades fazem as pessoas pensar e construir opiniões sobre as coisas. (...) É muito mais fácil uma mulher estar pronta para liderar que o homem, porque a mulher se culpabiliza mais facilmente pelas coisas e, conforme trabalhada por Deus, consegue mais facilmente depender de Deus; o homem demora para assumir a responsabilidade pelos atos dele, quando mais tempo o cara passa culpando pessoas ou situações pelos problemas que acontecem com ele mais ele demora para amadurecer. (...) Quanto mais cedo o homem entender que as coisas que dão errado na vida dele são responsabilidade dele e começa a entender que é ele quem precisa mudar para que as situações mudem, entra a parte de arrependimento e de abertura para o trabalhar de Deus. Isso é o que vai preparar as pessoas para serem lideres. (...) Uma pessoa não consegue ser um lider efetivo se ele culpabilizar sempre outros fatores pelos fracassos dele."

Um líder precisa ser exemplo, um líder precisa aconselhar, um líder precisa dar suporte, um lider precisa identificar as fraquezas do grupo e trabalhar para fazer o grupo forte naquele ponto... como fazer tudo isso sem que ele tenha responsabilidade e maturidade para lidar com isso?

Embora uma liderança efetiva dependa de outros diversos fatores, tudo se resume a base de sempre: ter Deus como padrão.

hugs and blessings! ^^

Um comentário:

Anônimo disse...

Jé... desculpe me mas eu ainda naum li tudo... estou muito cansado. Arrumei um emprego e ontem só eu descarreguei 5 toneladas de sacos na loja.
Mas assim que eu tiver um tempinho eu leio e faço um comentário de verdade!!!
Te amo!!!!